Capuccino com Mingau

Sobre os 20 centavos…

Image

Então, começou com 20 centavos, depois 20 centavos tornou-se apenas um simbolo. Realmente acho que todo mundo no Brasil está ciente sobre o que está ocorrendo, porque não está apenas em sites de noticias, está em vlogs e blogs também, e todo mundo está se pronunciando quanto á isso, então eu resolvi me pronunciar também.

Então, hoje teve uma manifestação aqui na minha cidade, que não é São Paulo, fica no fim do mundo, e eu realmente fiquei satisfeita por isso ter chegado aqui, e pelo Brasil está acordando, sabe? Tipo, todo mundo diz que Brasileiro é um provo preguiçoso, que só gosta de: futebol, novela e carnaval (palavras do PC), e tá bom, ficamos sentados sendo explorados por muito tempo, ficamos sentados com a bunda na cadeira, fazendo como os romanos faziam antigamente (pra quem não sabe, antigamente as brigas de gladiadores foi feito para alienar a população dos reais problemas de Roma, fazendo com que elas ficassem fixadas naquilo, e par distraí-los ainda mais do problema, ainda davam um pouco de pão, enquanto Roma se afundava), e o meio de alienar a população era a mídia, com o futebol, com a novela, porque é impressionante de se ver… quando tem jogo as redes sociais e a midia param, o trânsito fica uma loucura, é barulho pra tudo quanto é lugar, palavrão, cerveja… tudo isso por causa de um jogo. Não que seja errado se divertir, eu acho mais que certo, mas nós não podemos deixar com que isso nos cegue. Quer dizer, pensa só, se antigamente nós tivessemos concentrado metade dessa energi e animação do futebol para o Brasil, para a educação, para a corrupção… par o Brasil. Mas o que acontecia? O povo estava confortavel demais em seus sofás assistindo as novelas e os jogos, enquanto a outra parte da população sofria, então aquilo não parecia ser real porque não nos atingia diretamente.

Mas então veio essa nova geração, a internet, que serve tanto como alienação como conscientização, e veio as poucas pessoas que pensavam, como o PC Siqueira, e muitas outras. E eles foram compartilhando as ideias dele, e isso influenciou muito as pessos que tinham preguiça ou não tinham o incentivo de pensar, além de por tras da internet, nós termos algumas pessoas que fazem isso também. Pode ser uma amiga, um professor, um familiar… e nós fomos nos informando cada vez mais. Ainda não somos perfeitos, é claro, mas pelo menos resolvemos agir. Os vinte centavos foi o que nos influenciou, a nossa gota d’água, porque porra, o preço da passagem aumenta, mas e a qualidade e estrutura dos ônibus como fica? E vinte centavos pode ser pouco para você, mas é muito para outra pessoa, outra família, para aquele velhinho que você sempre vê na rua pedindo por dinheiro nos semafaros e, na maioria das vezes, ignora, para ele faz a diferença, além de fazer para as outras pessoas também. Porra, imagina, o moleque mora numa família com trezentos irmãos, lá no fim do mundo, não tem carro, tem que dar um jeito de vir pro centro estudar e/ou trabalhar, e esse meio é o ônibus, se coloquem no lugar dessas pessoas, eu sei que é dificil, mas tentem.

E esses vinte centavos passaram a representar algo maior do que vinte centavos, passou a ter um valor maior, um significado maior, e ainda bem que o Brasil acordou. E sim, hoje não deu para eu ir ás ruas, mas na proxima manifestação que tiver eu quero estar lá. Desculpe pai, e desculpe mãe, mas eu vou lutar pelo que acredito, é algo que eu posso e quero fazer, não quero ficar só sentada em casa, acompanhando tudo pela televisão, sem fazer nada, e já estou me manifestando na internet, mas não é o suficiente, eu preciso estar lá, lutar pelos meus direitos. Espero que vocês dois entendam, e espero que mais pessoas possam ir também.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: